A Associação Cultural Moinho da Juventude (ACJM), Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), vai celebrar o seu 25º Aniversário, no Bairro da Cova da Moura, no próximo dia 01 de Novembro de 2012. Esta grande festa, conta por isso com a participação de muitas pessoas, artistas e entidades que se deslocam ao Bairro nesse dia para assistirem e participarem neste acontecimento tão especial.

 

As comemorações deste 25º aniversário serão atravessadas por um tema comum, a água, tema transversal à História do Moinho da Juventude, elemento que liga passado e futuro. O Moinho da Juventude nasceu das conversas dos moradores à volta do chafariz, onde os moradores, sobretudo mulheres, iam buscar água. Foi ali que se iniciou a luta das empregadas domésticas por condições de trabalho e de vida melhores. Foi ali que surgiu a ideia da biblioteca. E foi ali que se iniciou a luta pela instalação de água e esgotos para 900 moradores.

 

Neste momento, mais de 500 crianças, jovens e adultos participam diariamente nas actividades e projectos do Moinho.

Amigos do Moinho elaboraram em tandem com os moradores um sistema de aproveitamento de águas pluviais (SAAP), um sonho a realizar aos 25 anos de existência do Moinho na Cova da Moura e em Prábis (Guiné Bissau).

 

Convidamos-vos desde já, a participar na corrinhada pelo Bairro da Cova da Moura, ao som do tambor do Kola San Jon, intercalado com o som de Batuque Finka Pé, as “Mulheres que dançam pela liberdade”.

Gostaríamos muito de contar com a sua presença.